Planilha de prescrição médica, formato Open-source e Excell

"Vivemos a era da informática". Há quem diga ainda que ela já passou, mas em diversos setores de prestação de serviços ela sequer faz parte da realidade cotidiana.
Trabalho, enquanto residente, em um hospital da rede municipal de saúde. Lá até o ano retrasado não havia prescrição impressa. Tudo era feito a mão.

     Surpreso? Acredito que há situações ainda mais analógicas por aí.
"Homo sedentarius"

A "revolução" digital

Quando surgiu o "combo" impressora+computador aqui no hospital, as prescrições eram feitas em um documento do word sem padronização. Resultado 1: as prescrições saíam sem data, sem número de prontuário e as vezes até sem nome dos pacientes.
     Apesar de terem dado um passo à frente, pois sumia o fator "letra de médico", outro problema surgia pois tínhamos que imprimir na mesma folha em que era feita a prescrição manual. Resultado 2: letras sobre linhas, nomes continuavam ilegíveis e números de prontuários incompreensíveis.

Uma alternativa melhor

Na tentativa de resolver esse problema elaborei uma planilha que pudesse organizar melhor uma prescrição.
     E disponibilizo aqui em formato #opensource, editável no #Microsoft Office e #LibreOffice, para que possa ajudar a digitalizar as prescrições até que um sistema oficial seja implantado no seu setor/hospital.



Clique na imagem para acessar a planilha em formato ODS


     A planilha é simples, e dividida em duas partes.

  1. A lista com os pacientes - Nessa parte, personalize o nomes do hospital, seu setor de serviço (enfermaria, CTI, etc); Nessa áerea também deve ser inserido o nome dos pacientes e seu número de matrícula.
  2. A prescrição propriamente - Aqui você só irá preencher a dieta, medicações e ordens da enfermagem.  Os demais campos (nome do hospital, nome do paciente, número de matrícula e data) são transferidos a partir da primeira aba - Também deixei a sugestão de inserir o logotipo do hospital.

     Faça seus testes, mude as configurações que julgar necessário. Caso seja útil, dê-nos o feedback. Adoraria ouvir críticas e sugestões.
     Quem sabe com um "gostinho" de tecnologia seu hospital não acabe se informatizando de vez?